Segurança nas estradas: Dicas para viajar de carro

Segurança nas estradas: Dicas para viajar de carro

Antes de fazer uma longa viagem, você não deve esquecer de verificar o seu veículo, preparar a rota com antecedência, bem como informar-se sobre o estado das estradas e rodovias do trajeto. Não importa se é uma viagem de poucas ou várias horas, existem certas recomendações que você deve sempre ter em mente quando estiver dirigindo na estrada. 

Se você vai de carro para o litoral, serra ou outra região do país, confira algumas dicas para que possa desfrutar de uma viagem segura.

Verifique o veículo

A primeira coisa que você deve fazer antes de viajar é levar seu carro para fazer uma revisão. Profissionais dessa área irão verificar a condição e pressão dos pneus para garantir uma boa aderência na estrada, bem como o estado da direção, dos freios e do motor. 

Além disso, serão testadas as luzes do veículo, incluindo faróis de neblina, fluido de freio, níveis de óleo, e os limpadores de para-brisa. 

Triângulos, pneu e extintor de incêndio

No decorrer da viagem, caso ocorra alguma falha no seu carro, pare com cautela. Procure uma área segura para estacionar. Se o pneu furar, com certeza você não vai querer passar horas no sol ou na chuva, à beira da estrada. Por isso não se esqueça de levar um pneu reserva em boas condições, além das ferramentas necessárias para a troca.

Tenha sempre no carro triângulos para sinalizar o local onde seu carro está parado. Lembre-se de colocá-los na frente e atrás do veículo, a cerca de 30 metros de distância. O extintor de incêndio também não pode faltar em seu carro, é um item obrigatório.

Planeje sua rota

Dias antes da sua viagem, planeje sua rota, escolhendo o trajeto menos complicado. Calcule quantas horas levará para chegar ao seu destino e decida com antecedência as paradas de descanso. Esteja preparado para o caso da viagem ser prolongada. Para organizar suas paradas, descubra os pontos da estrada onde há postos de combustíveis e áreas de serviço. 

Informe-se sobre a situação do trânsito

Antes de entrar no carro para viajar, informe-se sobre a situação do trânsito nas vias que irá percorrer. O ideal é saber quais estradas têm tráfego mais congestionado ou obstruções devido a um acidente. 

Tenha uma boa noite de sono

É muito importante começar sua viagem bem descansado, já que vai passar várias horas atrás do volante dividindo a estrada com centenas de motoristas. Evite beber álcool e medicamentos incompatíveis com a condução. Faça refeições leves antes de assumir a direção do carro, do contrário poderá sentir muita sonolência.

Evite distrações 

Se você estiver dirigindo, não haverá tempo para responder mensagens no WhatsApp ou ver as publicações do Facebook e Instagram do seu smartphone. É importante também não fumar ao volante, enquanto estiver dirigindo. Lembre-se que toda a sua atenção deve ser direcionada para o trajeto. 

Use o cinto de segurança em todos os momentos, não o tire por qualquer razão. Além disso, todos os ocupantes do carro devem usá-lo, incluindo aqueles no banco de trás. As ultrapassagens devem ser feitas somente em áreas autorizadas.

Faça isso quando tiver boa visão da estrada e quando tiver espaço suficiente para realizar a manobra. Concentre-se em dirigir, pois muitos acidentes são causados ​​por pequenas distrações. 

Descanse a cada duas horas

É comum querer chegar no destino em breve, mas é importante parar a cada duas horas para esticar as pernas, beber algo e se refrescar em dias mais quentes. Outra dica é não dirigir se estiver cansado ou se apresentar desconforto físico, como dor de cabeça ou dor de estômago. 

Direção defensiva

Esse termo significa dirigir prevendo ações inesperadas de outros motoristas ou pedestres. Os fatores incertos e sempre variáveis ​​de iluminação, tempo, condições de tráfego, o estado mecânico do veículo e até o estado psicológico de cada um pode interferir na boa condução do veículo.

Ao dirigir, você deve observar o que está acontecendo a sua volta e antecipar o mais rápido possível o que pode acontecer. Existem maneiras de agir defensivamente, que devem ser bem conhecidas durante as manobras. Por exemplo, depois de ter identificado o perigo, aja a tempo para evitá-lo. Você nunca deve esperar para ver o que acontece, o melhor é tomar decisões logo.

Como evitar um choque com o veículo da frente

Os sinais ou atitudes do motorista à frente devem ser observados para que você se prepare para qualquer manobra imprevista. É importante antecipar as ações. Portanto, fique alerta. É fundamental manter uma distância segura do veículo da frente.

Isso permitirá que você tenha um tempo de reação e frenagem. Outra dica é começar a frear no momento em que houver um suposto perigo, e não quando o perigo já for eminente. Para evitar o perigo de colisão é importante não perder tempo e distâncias.

Agora, para não ocorrer um choque frontal em uma curva, tenha em mente que as curvas exercem uma força centrífuga. Por isso, respeite os sinais de proibição de ultrapassagem. Desacelerar quando trafegamos à noite é o melhor a fazer em trajetos desconhecidos.

Dirija com cuidado e chegará em segurança ao seu destino

Saiba que dirigir durante o dia é melhor do que à noite. Além disso, é mais seguro dirigir em dias de boas condições climáticas. Lembre-se de levar a sua CNH e os documentos do carro. Com essas dicas esperamos ter ajudado você a ter uma viagem tranquila.

Então é isto, se você gostou deste conteúdo então deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos, e tiver qualquer dúvida entre em contato conosco. Teremos enorme prazer em te atender!

Dicas para comprar um bom veículo
Dicas para comprar um bom veículo
Post anterior
Dicas para manter a pintura do veículo com aspecto de nova
Dicas para manter a pintura do veículo com aspecto de nova
Próximo posts

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *