8 sinais de que o motor do veículo está fundindo

8 sinais de que o motor do veículo está fundindo

O motor é o coração do seu veículo, dando-lhe a potência necessária para operar corretamente. Quando o motor está fundido, afeta o desempenho do seu carro. Felizmente, você pode economizar tempo e dinheiro ao diagnosticar rapidamente os problemas do motor antes que eles causem mais danos ao seu veículo.

Para saber se o motor do seu carro está fundido basta tentar ligá-lo, caso não funcione ou faça ruídos de peças batendo é possível que o problema seja irreversível. Mas pode ser também que a bateria esteja descarregada. Veja agora 8 sinais de que o motor está fundindo.

1 – A luz de verificação do motor acende

As luzes de advertência do painel são a maneira do seu carro alertá-lo sobre os problemas que ele detecta através do seu sistema de diagnóstico a bordo. Se a luz de verificação acender, você não deve ignorar, pois isso pode causar mais danos ao seu motor e a outras peças do carro ao longo do tempo. Há muitas coisas diferentes que podem acionar uma luz de advertência do mecanismo de verificação. Alguns motivos comuns incluem:

– O sensor de oxigênio precisa ser substituído.

– O sensor de fluxo de ar em massa precisa ser substituído.

– O conversor catalítico está danificado e necessita de substituição.

– As velas de ignição estão danificadas ou gastas (causando falhas no motor).

– A tampa do combustível não está apertada o suficiente (um problema muito comum e fácil de resolver).

2 – Seu carro está fazendo barulhos estranhos

Barulho vindo do capô é um sinal clássico de um motor que está morrendo. Esse ruído pode ser causado pelo desgaste das peças, como pistões, rolamentos, dentre outras. Outros barulhos que você deve observar são aqueles que vem do escape do carro.

Se você ouvir constantemente algum tipo de ruído, leve seu carro a um mecânico o mais rápido possível para evitar mais danos. Ignorar isso resulta em várias dores de cabeça. Por exemplo, seu carro pode estragar no meio da rua, o que vai causar mais gastos. Por isso é importante detectar o problema com antecedência.

3 – O motor está funcionando de maneira instável

Ouça o som que seu motor produz enquanto você está dirigindo. É consistente? Um motor com dificuldades geralmente gagueja, treme, engasga ou perde a potência à medida que as rotações aumentam.

Algumas soluções comuns para isso podem ser substituir as velas de ignição, testar ou substituir suas bobinas de ignição, verificar a pressão de combustível, limpar seu medidor de fluxo de ar, limpar o bico injetor ou ajustar o motor do seu carro.

4 – Seu carro pinga óleo

Se você perceber poças de óleo embaixo do veículo, provavelmente isso é resultado de um vazamento no motor. Como o óleo esgota, mais atrito irá ocorrer, gerando excesso de calor. Vazamentos de óleo são comuns nos retentores de óleo do motor e nas arruelas do bujão ou do cárter.

Isso pode causar danos aos componentes do motor ao longo do tempo. Uma das causas de fundição do motor é o óleo. Caso seja insuficiente, não poderá oferecer lubrificação adequada ao motor e nem ajudar a regular sua temperatura.

5 – Você sente odores diferentes dentro do carro

O cheiro das emissões de um carro nunca deve ser perceptível dentro do veículo. Se você sentir um forte cheiro de fumaça ou qualquer outro odor estranho, isso pode ser um sinal de que o motor está fundido.

Não ignore esses cheiros diferentes, pois não vai adiantar esperar que eles desapareçam. O melhor a fazer é procurar um profissional especializado para verificar o que está ocorrendo com seu carro.

6 – Seu carro está usando mais combustível do que o normal

O aumento do consumo de combustível muitas vezes pode estar relacionado a uma falha na maneira como o motor processa esse componente. Quando isso está associado ao sinal de luz do motor acesa e outros sintomas, o problema pode ser muito mais grave.

Se você perceber que seu carro está usando mais combustível, leve a uma mecânica. Outra dica é certificar-se que o posto em que você costuma abastecer não adultera o combustível. Isso pode fundir o motor do seu carro fazendo com que você gaste mais dinheiro no conserto.

7 – O motor perde a potência

Geralmente, o motor faz mais força para funcionar quando há algum problema interno. Seu veículo pode parar ou aumentar a velocidade. Se o seu motor não está funcionando tão bem quanto costumava, procure um mecânico.  

Um dos fatores predominantes para fundir o motor é o seu superaquecimento. Isso significa que o sistema de arrefecimento está falhando. Neste caso é fundamental verificar o nível de água.

8 – Há fumaça saindo do escapamento

Existem várias razões pelas quais o escape do seu veículo pode estar produzindo fumaça. A cor da fumaça pode dar uma ideia do que está causando o problema. Se a fumaça é preta, isso significa que o motor está com combustão incompleta, o que leva a queima de combustível em excesso. Isto pode ser devido a:

– Injetores de combustível danificados.

– Sensores com defeito.

– Um filtro de ar danificado.

– Uma linha de retorno de combustível entupida.

– Danos mecânicos no motor.

A fumaça cinzenta pode significar várias coisas diferentes, dificultando o diagnóstico. Possíveis razões incluem:

– Uma válvula presa.

– Problemas com o seu fluido de transmissão.

– Consumo excessivo de óleo.

Fumaça azul escura significa que seu motor está queimando óleo. Isto é devido ao vazamento de óleo na câmara de combustão. Isso pode ser causado por:

– Anéis de pistão desgastados.

– Vedações de válvulas danificadas.

– Outros componentes do motor desgastados ou danificados.

Portanto, é importante que você faça a revisão do seu veículo periodicamente para evitar danos no motor. Não deixe para procurar uma oficinal quando o problema estiver grave.

Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos e deixe um comentário. E quando for trocar o seu veículo ou comprar um 0km basta entrar em contato conosco! 

 

Diferenças entre veículo seminovo e usado
Você sabe a diferença entre carro usado e seminovo?
Post anterior
Dicas para comprar um bom veículo
Dicas para comprar um bom veículo
Próximo posts

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *